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10 Alimentos que previnem o envelhecimento

Alguns dos principais alimentos que previnem o envelhecimento das células e retardam o aparecimento das rugas são castanhas, frutas vermelhas, abacate e salmão.

Esses alimentos são ricos em antioxidantes que agem combatendo o envelhecimento precoce e melhorando a saúde da pele, além de conterem nutrientes que favorecem a reprodução adequada das células.

Veja a seguir os top 10 alimentos que combatem as rugas e saiba como usá-los.


1. Azeite de oliva



O azeite de oliva é a razão pela qual os italianos têm uma expectativa de vida mais alta. Os italianos são conhecidos por envelhecer de forma graciosa, e isso por que o principal ingrediente na dieta mediterrânea é o azeite. Os ácidos graxos do ômega 3 são a melhor forma e a mais saudável desses ácidos. O ômega 3 ajuda o corpo a manter um coração saudável e reduz as inflamações. Além disso, ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue.

Acima de tudo, o azeite é muito conhecido por melhor a circulação na pele levando a uma pele mais saudável e jovem, combatendo o envelhecimento. O azeite combate os sintomas do envelhecimento da pele ao melhorar a circulação além de melhorar a digestão e por isso não permite o desenvolvimento de sinais do envelhecimento na pele.


2. Frutas Vermelhas



Níveis de antioxidantes em frutas são medidos pelo índice ORAC e foi descoberto que frutas vermelhas contêm os níveis máximos de antioxidantes dentre todas as frutas, e por isso são ótimos alimentos que retardam o envelhecimento. Os mesmos níveis de antioxidantes aparecem na couve e no espinafre, que serão abordados no próximo item.

As frutas vermelhas são chamadas, às vezes, de “pacotes de antioxidantes”. Esses antioxidantes e outros componentes presentes nas frutas vermelhas, especialmente nos mirtilos e amoras, ajudam o corpo a reparar danos causados pelo envelhecimento (se existir algum) e a prevenir danos à pele pelo mesmo motivo. Além das propriedades antienvelhecimento nas frutas vermelhas, também ajuda a prevenir certos tipos de câncer, problemas de memória e problemas de saúde do trato urinário. E acima de tudo isso, elas têm um sabor muito bom. Lembre-se de sempre comê-las sozinhas, sem nenhum tipo de calda, para ganhar os benefícios completos.


3. Abacate



Já bastante utilizado em cremes e produtos de beleza, o abacate é rico em vitamina E, que atua como um antioxidante mais potente que a vitamina C, e em vitaminas do complexo B, que são importantes para a reprodução celular.

Assim, essa mistura de vitaminas favorece uma renovação mais rápida e saudável da pele, mantendo-a jovem por mais tempo. Para obter esses benefícios, deve-se consumir cerca de 2 colheres de sopa de abacate por dia.


4. Linhaça




A linhaça é uma das principais fontes de ômega-3 do reino vegetal, além de ser rica em fibras e atuar ajudando no emagrecimento, o que ajuda a se livrar de uma pele flácida e sem vida.

Para tirar o maior proveito dos seus benefícios, deve-se consumir a linhaça triturada na forma de farinha e, se possível, triturar as sementes no momento do consumo. O ideal é consumir pelo menos 2 colheres de chá por dia, que podem ser adicionadas em cereais, iogurtes ou vitaminas.


5. Chá verde



Além de ajudar a emagrecer, o chá verde também contribui para a hidratação e saúde da pele devido ao seu alto teor de catequinas, substâncias com alto poder antioxidante e anti-inflamatório.

Para extrair ao máximos as catequinas do chá, deve-se deixar as folhas secas do chá verde ferverem por pelo menos 5 minutos na água antes de desligar o fogo.


6. Cacau



O cacau é riquíssimo em antioxidantes. Posssui  flavonóides, um nutriente natural do cacau, melhora o fluxo sanguíneo no cérebro, ajudando a aumentar a função cognitiva. Contém também  polifenóis antioxidantes, catequinas, e epicatequinas, além de vitaminas e minerais.

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